Anunciação de De Fray Angelico — Galería online, Museo del Prado., Dominio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=45124868

Eu já escuto os teus sinais: o que o twitter já anunciava sobre o panelaço

Título deliberadamente inspirado na música de Alceu Valença

Reze por Rondônia

Dreamer é uma adolescente. Na sua bio consta 15 anos e sonhadora. Ao que parece entendeu bem que viver é melhor que sonhar, como cantava Belchior. Em 16/08/2019 ela pôs os dedos no teclado e gerou mais um entre os seus quase 14000 tuítes. Numa referência a uma matéria da EBC ela explica porque o #PrayForRondonia estava nos TT brasileiros naquele dia. Os números apenas desse tuíte já impressionam. São 9700 curtidas e 5300 compartilhamentos, para uma usuária que é seguida por apenas um pouco mais de 500 pessoas.

Figura 1: Dreamer explicando o que estava acontecendo em 16/08
  • 5.846 usuários únicos
  • 1.737 posts com mídia (o levante ambiental será bem documentado)
  • O tuíte mais curtido teve 29.866 marcações
  • O tuíte mais curtido foi também o mais retuitado: 15.306 ocorrências
  • O vídeo associado ao tuíte mais curtido foi visto mais de 20 milhões de vezes ( o levante ambiental será bem documentado)
Figura 2: O tuíte #PrayForRondonia mais curtido e mais retuitado
Figura 3: Evolução da citação de #PrayForRondonia

Aja pela Amazônia

Quatro dias após o #PrayForRondonia o debate toma conta do mundo. Eventos como escurecimento da maior metrópole brasileira no meio da tarde, post do presidente francês condenando o que estava acontecendo na floresta amazônica, ameaças de boicote às commodities brasileiras e o surgimento e fortalecimento da #ActForTheAmazon dominaram as linhas de tempo dos usuários do Twitter. A figura 4 mostra o impacto da postagem de Macron, já com #ActForTheAmazon

Figura 4: Post de Macron com #ActForTheAmazon
Figura 5: Post indicando o alcance dos tuítes sobre a Amazônia.
Figura 6: post de Bernie Sanders.
Figura 7: post fixado de Bernie Sanders e sua bandeira por um #GreenNewDeal
Figura 8: Tabela com os principais tuítes em português
Figura 9: o estado das coisas após 14 horas de coleta de dados no dia 22/08/2019

Convoque o panelaço e divulgue o resultado em vídeo

No início da manhã do dia 23/08/2019 o ambiente já estava quente no twitter. Não demoraria muito para que ocorressem chamados para as manifestações. Esse é o ambiente que faz surgir a hashtag #panelaço que passa a fazer parte dos TT durante aquele dia. Veja a figura 10 o comportamento dos tuítes únicos gerados.

Figura 10: Evolução das referências a #panelaço
Figura 11: Difusão de mídias associadas ao panelaço

Conclusão

Os artistas medievais costumavam pintar a imagem da anunciação à virgem Maria. É essa a imagem que consta da capa deste texto: uma pintura de Fra Angélico que está exposta no museu do Prado em Madri. A tradição cristã indica que o anjo Gabriel anuncia à virgem Maria que ela dará à luz o salvador. Nos tempos modernos as tecnologias de informação são o veículo das anunciações mundanas. Os sinais emitidos por camadas da sociedade podem de alguma forma ser lidos, mesmo em engenharia reversa como é o caso deste texto, através das mídias sociais.

Doctor in Business Administration from UNB (2014). As data scientist, researches and implements products for transparency in the Brazilian public sector.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store